Mar de Minas


Uma dessas regiões está no Circuito Nascentes das Gerais, que abrange vários municípios, muitos deles banhados pelos lagos de Furnas e de Peixotos, que abastecem duas das mais importantes hidrelétricas presentes na região.

Mas por que escolher Mar de Minas como destino de sua próxima viagem?

Quem visita o Sul de Minas sabe que a região é rica em belezas naturais e o que não falta são lugares para quem quer estar em contato com a natureza.
Tesouro Ecológico no meio de Minas
Tesouro Ecológico no meio de Minas

A região guarda uma diversidade de tesouros ecológicos. O "Mar de Minas", criado pela presença do Lago de Furnas, inundou antigas cidades e matas, dando lugar a cânions, cachoeiras e ilhas paradisíacas. Uma paisagem que se recriou e que atrai milhares de visitantes.

Para esportistas náuticos!
Para esportistas náuticos!

Esportes náuticos e a exuberância natural são os pontos fortes da região, que fica próxima à nascente do "Velho Chico". Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, algumas das cidades do Circuito Turístico Nascentes das Gerais têm sua origem no século XVIII, outras surgiram de rotas de tropeiros. A região também guarda uma relíquia que atrai centenas de fiéis: um fragmento ósseo de Santa Rita de Cássia trazido da Itália.

Grande circuito de cidades
Grande circuito de cidades

Algumas das cidades que fazem parte do circuito: Alpinópolis; Varginha; Capitólio; Carmo do Rio Claro; Alpinopolis; Cássia; Claraval; Alfenas; Delfinópolis; Guapé; Ibiraci; Itaú de Minas; Passos; Boa Esperança; Pratápolis; São João Batista do Glória; São José da Barra e Santo Hilário.

Os lugares que você deveria ir quando visitar
Mar de Minas

Cachoeira das Andorinhas ou da Quaresma

A cachoeira das Andorinhas também conhecida como Cachoeira da Quaresma fica situada a 5 km do Distrito de Santo Hilário que pertence a cidade de Pimenta-MG. Esta Cachoeira recebeu o nome de Andorinhas devido a quantidade de Andorinhas sobrevoando a região e Quaresma devido a presença de quaresmeiras no local. No caminho ela possui pequenas quedas com meio metro de altura no curso da água, também possui duas quedas d’água maiores, a primeira com trinta metros de altura, já a segunda queda possui setenta metros de uma caminhada de 2 horas e meia com nível de dificuldade elevado devido ao acesso íngreme que não é demarcado.

Serra da Boa Esperança

No Sul de Minas Gerais, a Serra da Boa Esperança inspira e encanta qualquer um que observa a beleza na cade ia de montanhas.Não à toa o local ficou famoso pela canção de mesmo nome, de Lamartine Babo, cantor e compositor gaúcho.Esse berço das águas já serviu de caminho para os tropeiros e foi lugar de trabalho para muitos escravos séculos atrás.

Cânion Mágicos de Capitólio

Imensos paredões de pedra, águas de cor verde-esmeralda, volumosas cachoeiras. Passear pelos cânions de Furnas, em Capitólio, município de Minas Gerais, é observar o poder do homem sobre a natureza. Isto porque tal cenário deslumbrante formou-se apenas na década de 60, quando a hidrelétrica de Furnas desviou os cursos dos rios Grande e Sapucaí, dando origem ao Lago de Furnas, apelidado de “Mar de Minas” por sua grandiosidade.

Os parceiros que apoiam o turismo em Mar de Minas

Atrativos e Diferenciais
Mar de Minas

free_breakfast

Cafeterias

store

Pousadas

restaurant_menu

Restaurantes

directions_run

Ecoturismo