Além de fazer parte da Serra da Mantiqueira, a pequena cidade de Gonçalves também é roça. ainda cultiva uma grande quantidade alimentos orgânicos, como frutas, legumes e uma grande variedade de temperos.
Graças a elevada qualidade dos produtos cultivados isso atraiu muitos restaurantes e chefs de todo o mundo, que buscam os melhores temperos e produtos para suas receitas, o que transformou pouco a pouco a pequena cidade em uma referência.
E não é só de comida e culinária que se vive quem visita Gonçalves, aqui também temos uma grande variedade de opções para os amantes do ecoturismo como alpinismo, cachoeiras, boia-cross e trilhas!
É muito visitada e tem duas quedas que deságuam numa grande piscina natural, escoando por um cânion de pedra.A Cachoeira do Simão fica a 3,7 km do centro da cidade de Gonçalves, apenas 10 minutos de carro ou cerca de 53 minutos de caminhada.É muito visitada pelos turistas pois seu acesso é o mais fácil dentre todas as cachoeiras, além disso, é comum encontrar banhistas.
Fica em um campo aberto e sua queda principal é de aproximadamente 7 metros de altura, desaguando numa piscina natural que é ótima para o banho.A cachoeira do Cruzeiro tem esse nome devido ao Cruzeiro de Gonçalves (uma cruz no alto do morro). Ela pode ser alcançada por dois caminhos; via cachoeira do Retiro ou via estrada para o Sertão do Cantagalo
Cachoeira das 7 Quedas em Gonçalves é um dos pontos turísticos mais visitado. Ao longo da cachoeira são observadas várias quedas D´ Águas, com piscina para banho e lajes de pedras podendo chegar até 7 metros de altura. Além a natureza exuberante que está em toda sua volta. A partir daí é possível visitar a cachoeira Sete Quedas e seguir por trilha beirando o rio até a Cachoeira do Cruzeiro.