O seu espírito de aventureiro clama por Aiuruoca!


Mas por que escolher Aiuruoca como destino de sua próxima viagem?

Esta pequena cidadezinha do sul de Minas Gerais é conhecida pelo seu viés focado em aventuras, com belas cachoeiras e as mais desafiadoras trilhas, que apenas os aventureiros mais audaciosos estão preparados!
Destino essencial para ecoturismo
Destino essencial para ecoturismo

Não só as famosas cachoeiras como também as Montanhas Mágicas da Serra são um convite para quem procura ter uma experiência em contato direto com a natureza. Não deixe de visitar a Serra do Papagaio e o Vale do Matutu, isso tudo somado com uma grande quantidade de cachoeiras esperando por você

Um ar rústico e aconchegante
Um ar rústico e aconchegante

Depois de um dia inteiro fazendo caminhadas e se aventurando nada melhor do que parar e descansar em uma das muitas pousadas, e tem para todos os gostos: no pico de montanhas com vista incrível, algumas com spas, outras mais afastadas usando a fauna e flora como um grande diferencial trazendo calma depois de tanta aventura.

Identidade Cultural Preservada
Identidade Cultural Preservada

A população de Aiuruoca é bem tradicional e frequenta a missa todos os domingos assiduamente. É praticamente o evento social da cidade, a cidade inteira é muito semelhante há uma foto do passado, é possível perceber toda a história e costumes acumulados de anos em uma única cidade.

O ideal é não ficar parado em
Aiuruoca

Os lugares que você deveria ir quando visitar
Aiuruoca

Cachoeira dos Garcias

Com cerca de 30 m de queda livre de água cristalina, a Cachoeira dos Garcias é formada pela junção de dois ribeirões: um que nasce no Retiro dos Pedros e outro que nasce no Alto do Cidinho. A partir da cachoeira forma-se o Ribeirão do Papagaio que vai desaguar no Rio Aiuruoca. Onde cai a cachoeira, forma-se um tanque arredondado de 10m de diâmetro, próprio para banho e mergulho, apenas para pessoas experientes, já que a profundidade pode chegar a 5m. Restaurante, Hostel e Refúgio para pernoite no entorno.

Vale do Matutu

O Vale do Matutu é um bairro rural de Aiuruoca com aproximadamente 260 habitantes e que possui diferentes tipos de passeios e atrativos naturais, alimentação e hospedagens. No Vale do Matutu é possível fazer passeio a cavalo, trilhas a pé, retiro espiritual e desfrutar de diferentes tipos de gastronomia.

Pico do Papagaio

O pico do Papagaio é um dos pontos turísticos mais visitados de Aiuruoca. Possui 2.105 m de altitude e é a principal formação rochosa de uma cadeia de montanhas pertencente à Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, localizada no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Possui diversos acessos, pelo Vale dos Garcias, Pelo Matutu ou Retiro dos Pedros. É uma caminhada que exige um relativo preparo físico, pois dura em média 4 horas de subida e 4 horas de descida. A vista lá de cima é emocionante e uma grande recompensa e também o percurso apresenta grandes surpresas e encantos.

As Melhores Pousadas de
Aiuruoca

Atrativos e Diferenciais
Aiuruoca

nature_people

Paisagens Deslumbrantes

store

Terra dos
Artesanatos

restaurant_menu

Restaurantes Tradicionais

directions_run

Ecoturismo para Aventureiros