Turismo Mineiro - 27/08/2021 - 18:19

Saiba mais sobre Santo Antônio do Rio Grande, seu próximo roteiro!

Saiba mais sobre Santo Antônio do Rio Grande, seu próximo roteiro!

Se você não conhece esse tesouro nacional que nem parece ter sido mudado pelo tempo, não sabe o que está perdendo… 

Seu turismo nem mesmo é tão explorado, mas Santo Antônio do Rio Grande tem história para contar, além de paisagens conservadas e montanhas ao redor. Os valores cabem no bolso tanto no verão quanto no inverno. 

Continue lendo este artigo!
 

Como chegar

Localizado próximo das divisas correspondentes entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, Santo Antônio do Rio Grande possui muitas opções de como chegar até lá. A cidade faz parte do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira, o que torna tudo ainda mais especial.

Plataformas como Google Maps e Waze tendem a confundir alguns turistas, portanto, tome cuidado e pesquise bem antes de pegar estrada! 

Uma dica da distância entre as capitais:
220 km do Rio de Janeiro (indo pela Dutra)
340 km de São Paulo (indo pela Dutra)
400 km de Belo Horizonte (indo pela BR 267)
 

Por que visitar Santo Antônio do Rio Grande?

Se você precisa de descanso e quer ficar, literalmente, afastado do caos urbano, esse pode ser o motivo principal da viagem! Como um refúgio, o local não possui sinal de internet e a ambientação é antiga, com muitas estradas de terra e também paralelepípedos.

Sua simplicidade é encantadora, embora não seja possível encontrar tantas informações em páginas grandes da internet. Dessa forma, a infraestrutura para receber turistas difere muito de outras vilas e pontos turísticos. Claro que não é um problema, certo? Espere para ter uma viagem rica em conhecimento cultural, voltando às origens de uma Minas mais atrativa.

Contudo, apesar da calmaria corriqueira, o local mostra aferir grande potencial de crescimento! Turistas e famosos que buscam por sossego escolhem terrenos em Santo Antônio do Rio Grande não somente para descansar, mas também pela diversidade dos pontos de visitação. Incrível, né? O porquê disso é bem simples: o ecoturismo, junto do valor acessível e das belezas naturais, fomentam uma expectativa alta de crescimento do vilarejo nos próximos anos.

Apesar disso, o cantinho mantém seus segredos locais ainda pouco conhecidos, e claro, não deixará de ser tomado pela simplicidade do cafézinho da tarde e do desfrutar das montanhas.
 

Quais atrações aproveitar em Santo Antônio do Rio Grande? 

Antes de mais nada, vale avisar que automóveis comuns chegam em grande parte dos pontos turísticos e atrativos, ok? É uma preocupação a menos. E há diversão para todos os gostos e tamanhos!

Pensamos sempre em águas cristalinas e cachoeiras imensas quando falamos de turismo em Minas, muita paz e tempo de sobra para curtir, mas nem sempre é assim. Em Santo Antônio do Rio Grande, a natureza pode ser transformada em pontos radicais para aqueles que gostam de aventura. Moto, Mountain bike e Trekking (caminhada) são alguns dos esportes selvagens praticados por lá. 

Prepare-se para perder o fôlego com as paisagens surreais de tão maravilhosas! Se você é um aventureiro, vale admirar o nascer do sol no mirante do Zé Manuela, podendo ter uma visão 360 graus de todo o local.

Mesmo sendo pequena, a vila conta com atrações que com certeza irão gerar boas memórias e fotografias para a família toda. Mais algumas dicas de locais para visitar:

Fazenda do Paiol
Pedra Selada
Museu 2 Rodas
Coleta de Morangos Orgânicos no Cedro Vermelho
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fragária
Cachoeira do Alcantilado  
Cachoeira da Estiva
Cachoeira dos Franceses
Cachoeira da Prata

Agora, se você é como a gente e adora fazer uma boquinha… Temos boas notícias! O aperitivo gastronômico queridinho do local é o queijo parmesão. E ele pode ser consumido de várias maneiras: no fogão a lenha, derretido na chapa, como quiser. O gosto é surreal. Algo que apenas o interior de Minas pode proporcionar. 

Já entre o mês de maio a julho, você encontra facilmente pinhão nas estradas, pelo simples fato de ser cercado por Araucárias. 
                     
Situações climáticas não são mesmo um problema, pois seja no verão ou no inverno, você e sua família podem aproveitar o melhor de Santo Antônio do Rio Grande: seja no frio, para aproveitar a lareira e a culinária local na frente do fogão a lenha, seja no calor, para os banheiros de cachoeira…
 

Você, leitor, ficou interessado e gostaria de saber mais? Não deixe de seguir esse guia turístico que muito vai te auxiliar na sua próxima viagem!
Aqui, encontrará muitas informações locais, além de pousadas relaxantes para se hospedar e uma infinidade de atividades ao ar livre para se ocupar.

https://www.instagram.com/santoantoniodoriograndemg/

Não esqueça de compartilhar!

 

Tags e referências:

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Saiba mais sobre Santo Antônio do Rio Grande, seu próximo roteiro!

Saiba mais sobre Santo Antônio do Rio Grande, seu próximo roteiro!

Que tal um pouco de história mineira no passeio com as crianças?

Que tal um pouco de história mineira no passeio com as crianças?

3 opções de destino para você e seus pequenos se divertirem em Minas Gerais

3 opções de destino para você e seus pequenos se divertirem em Minas Gerais