Comidas Mineiras - 26/10/2020 - 09:57

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?

A geleia mineira é um doce feito de frutas em pedaços ou somente com a polpa. Além de ter um aspecto quase transparente, ela também possui textura gelatinosa, devido à pectina contida nas frutas.

Algumas frutas possuem uma quantidade maior de pectina. Outras possuem em menor concentração. Mas isso não prejudica a fabricação de geleia, pois a pectina é encontrada em lojas especializadas para compra.

A forma tradicional de preparar a geleia é por meio do cozimento das frutas, com açúcar e água. Em seguida, deve-se coar a mistura, para que ela fique transparente depois que esfriar.

Origem da Geleia

Desde os tempos antigos, sempre houve a preocupação com a forma de conservar os alimentos. A maneira de fazer geleia representa um importante acontecimento, uma vez que ela foi criada com o objetivo de preservar as frutas.

O tempo de duração das geleias é cerca de, duas semanas. Desde sejam armazenadas na geladeira, e em potes de vidro hermeticamente fechados.

Especula-se que as conservas feitas com frutas, como geleias, compotas, doces em barras e frutas cristalizadas, são de origem árabe. Em especial aos mesopotâmicos, que usavam principalmente para fins medicinais, uma vez que as frutas ajudam no tratamento de várias doenças. No entanto, a origem exata da geleia ainda é incerta.

A quantidade de sabores de geleias existentes hoje em dia é muito grande. Com o passar do tempo, a ideia de combinar frutas se tornou tão comum, que sabores mais exóticos passaram a ser produzida também, como geleia com pimenta e cachaça, por exemplo.

Veja a seguir 6 verdades sobre as geleias para sua saúde:

1 - São boas fontes de energia: por serem ricas em carboidratos, as geleias se tornam boas opções para melhorar a nossa disposição e aumentar a energia do nosso corpo para as atividades cotidianas. Para os praticantes de atividades físicas, que tal incluir a geleia em lanchinhos pré-treino? Experimente!

2 - Ajudam a tornar o intestino saudável: As geleias de frutas são ricas em fibras alimentares, responsáveis por diminuírem o apetite, proporcionar saciedade e facilitar o trânsito intestinal. Seu consumo regular previne a constipação, prisão de ventre e possíveis inflamações.

3 - São versáteis no dia a dia: Além de compor lanches, cafés da manhã e sobremesas, as geleias podem fazer parte de diversas preparações salgadas, trazendo o sabor agridoce ao prato. Experimente servir um peixe acompanhado de geleia de frutas vermelhas ou uma suculenta ave coberta com geleia de laranja!

4 - Previnem as doenças cardiovasculares: Devido à grande presença das fibras, as geleias ajudam a tornar o coração saudável, livre de complicações. Pode ser prevenidas doenças como AVC, derrame, pressão alta e colesterol.

5 - Ótima opção para os diabéticos: As geleias orgânicas podem fazer parte do plano alimentar das pessoas portadoras de diabetes. Isso acontece porque essa versão do alimento é livre de açúcar industrializados, contendo apenas a frutose, açúcar da própria fruta.

6 - Favorecem a perda de peso: As geleias sem açúcar e orgânicas possuem uma baixa quantidade de calorias, colaborando com a dieta de quem deseja perder alguns quilinhos. Uma boa alternativa é substituir alimentos gordurosos (como a manteiga ou a margarina, por exemplo) por geleias saudáveis.

Você já usa a geleia no seu dia a dia? Deixa nos comentários qual é o seu sabor favorito.

Fonte: Clube da Geleia/ Conquiste sua vida.

Tags e referências:

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Serra da Mantiqueira - O melhor destino do Brasil

Serra da Mantiqueira - O melhor destino do Brasil

Os 10 melhores restaurantes de Minas Gerais

Os 10 melhores restaurantes de Minas Gerais

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?