Minas Gerais História Mineira - 17/06/2019 - 14:32

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Minas Gerais é um estado rico em cultura e tradição, desde os causos, lugares históricos, receitas que se tornaram característica deste estado tão diversificado. Não podemos esquecer que Minas Gerais possui também belas paisagens naturais.


E hoje começaremos uma série de artigos falando um pouco sobre personalidades que nasceram em Minas Gerais, contando sobre mineiros que ganharam o Brasil e também o mundo. E para começar falaremos hoje de um político que marcou a história brasileira: Juscelino Kubitschek.

Juscelino Kubitschek de Oliveira  nasceu na cidade de Diamantina em 12 de setembro de 1902. Seu pai era um caixeiro viajante e sua mãe era uma professora. 
Em 1927 formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, saindo do Brasil na mesma época para  fazer cursos em Paris e Berlim. Casou-se em 1931.

Sua carreira começa como capitão médico da Polícia Militar, lá conheceu e fez amizade com o futuro governador de Minas Gerais, o político Benedito Valadares. 
Benedito Valadares foi eleito interventor federal em Minas Gerais em 1933, elegendo assim Juscelino Kubitschek como chefe de gabinete.

Em 1934 foi eleito deputado federal, cumprindo seu mandato até 1937, em seguida prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), realizando grandes obras de remodelação da capital.

Após cumprir sua gestão como deputado constituinte em 1946 pelo PSD (Partido Social Democrático) foi eleito governador de Minas Gerais (de 1950 a 1954). 
Venceu as eleições para presidência do Brasil alcançando 36% dos votos, em uma coligação dos partidos PSD e PTB. Seu slogan de campanha era: “Cinquenta anos em cinco”.

Enquanto presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek construiu diversas hidrelétricas, estradas modernização e industrialização da economia. Juscelino Kubitschek promoveu a construção da cidade de Brasília e a instituiu como o Distrito Federal, marcando a transferência da Capital Federal (que era no Rio de Janeiro) para Brasília em 1960.

Quando Juscelino Kubitschek terminou seu mandato como presidente, assumiu como senador em Goiás em 1962, porém teve seus direitos cassados e seus direitos políticos suspensos em 1964, devido ao Regime Militar.

No ano de 1966 Juscelino Kubitschek tentou organizar um movimento para redemocratização do país junto de empresários como Carlos Lacerda e João Goulart.
Após isso não voltou mais a política e dedicou sua vida como empresário.

JK morreu em um acidente automobilístico no KM 165 da Via Dutra, próximo a Resende (RJ) em 22 de agosto de 1976.

E então o que você achou da nossa primeira postagem sobre personalidades mineiras? Fique atento às próximas!

 
Quer ter o melhor de Minas Gerais todos os meses em sua casa? Faça parte do nosso clube de assinaturas!

Este artigo teve como referência os seguintes links:

https://educacao.uol.com.br/biografias/juscelino-kubitschek-de-oliveira.jhtm

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Você conhece já ouviu falar da Esquina do Enjeitei?

Você conhece já ouviu falar da Esquina do Enjeitei?

Sete Lagoas - A Cidade das Lagoas

Sete Lagoas - A Cidade das Lagoas

Causo Mineiro do Assustador Corpo Seco

Causo Mineiro do Assustador Corpo Seco