História Mineira - 29/01/2019 - 09:37

O Segredo do Queijo da Canastra

O Segredo do Queijo da Canastra

A culinária mineira é rica em sabores, ingredientes e possui uma variedade de pratos que certamente agradam a todos. Alguns alcançaram fama e popularidade fora do estado mineiro e também mundial, como é o caso do famoso queijo da canastra.

Serra da Canastra é um dos mais fortes pontos turísticos de Minas Gerais, seja por suas belas paisagens, cachoeiras e rios, mas também por ser de lá o local de fabricação do queijo da canastra. 

O Segredo

A produção do queijo começou a cerca de 200 anos, durante o período de colonização, junto dos portugueses. A receita básica trazida por eles foi adaptada ao local, como por exemplo a utilização do leite cru ao invés do pasteurizado. Mas além disso outras características únicas do local fazem da receita do queijo da canastra uma receita exclusiva: o clima, temperatura e as bactérias da fauna local.

Até hoje, o queijo é feito de maneira artesanal e em algumas fazendas produtoras, somente por mulheres.  O processo ao todo leva em média 20 dias, período que engloba a ordenha da vaca e a maturação completa do queijo. 

Para fazer o queijo, além do leite e do coalho, a receita recebe um fermento líquido chamado pingo, que é basicamente o soro do leite da leva anterior dos queijos. Após este leite coalhar, ele vira uma especia de massa e é retirado manualmente do tambor e colocado em formas redondas. Por cima do queijo é colocado cuidadosamente sal grosso. Depois de tudo isso o queijo é retirado da forma e levado para secar em prateleiras arejadas. 

O Queijo da Canastra após comprado deve ser conservado em local fresco e ventilado, de preferência em cima de uma tábua de madeira, lembrando -se de virá-lo uma vez por dia.  Guardado em sacos plásticos pode estragar e na geladeira fica ressecado. 

Conclusão

Sua forma de consumo também varia de acordo com seu tempo de cura.  Quanto mais demorado o processo de “cura do queijo” mais dourada fica a sua cor, adquirindo também um endurecimento da sua casca. É um ótimo acompanhamento para vinhos, cervejas e cachaças.

E então, na sua próxima viagem a Minas Gerais, dê uma passadinha na Serra da Canastra para apreciar este maravilhoso e popular queijo, acompanhado de uma tradicional cachaça mineira!

Quer ter este e outros produtos mineiros na sua casa todos os meses? Faça parte do nosso clube de assinaturas!

Este artigo teve como fonte os seguintes endereços:
http://www.serradacanastra.com.br/atracoes/queijo-canastra
https://super.abril.com.br/sociedade/a-saga-do-queijo-canastra/
http://overlanderbrasil.com/segredos-da-canastra-o-queijo/
https://www.queijariaalpi.com.br/blogs/guiaalpino/queijo-canastra-como-conservar-e-curar

 

 

Tags e referências:

Queijo Minas

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Cervejas Artesanais  tipo American Pale Ale

Cervejas Artesanais tipo American Pale Ale

De Minas Para O Mundo: Compotas

De Minas Para O Mundo: Compotas

De Minas Para O Mundo: Pimentas

De Minas Para O Mundo: Pimentas