Turismo Mineiro História Mineira - 11/01/2021 - 10:41

Museu Casa Guimarães Rosa - Um tributo a literatura roseana

Museu Casa Guimarães Rosa - Um tributo a literatura roseana

O Museu Casa Guimarães Rosa é o tributo físico deste grande escritor e de suas obras personificadas, uma excelente atração mineira.

Um lugar mágico digno de sua origem o Museu Casa Guimarães Rosa é ao mesmo tempo, um tributo como também um meio para a divulgação de um dos maiores autores do século XX, com sua literatura roseana.

#Um pouco da história

Inaugurado em 1974, o Museu exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa-dos-ventos, que cria aos visitantes uma experiência de imersão nos espaços residenciais da família Guimarães Rosa reconstituídos cenograficamente, gerando assim uma grande viagem no tempo.

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde o escritor Guimarães Rosa nasceu e viveu em sua infância (1908 a 1917), em Cordisburgo/ MG.

Seu acervo é encantador, com mais de mil itens relativos à vida e produção literária rosiana, como peças de roupa, máquinas de escrever, rascunhos de alguns trechos de sua obra, gravatas e outros tantos objetos pessoais que um dia fizeram parte da intimidade do autor.

#Atrações do local

Em sua maioria o que mais atrai os visitantes são as apresentações do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que dão mais vida à obra de Guimarães Rosa. Ajudam muito a incentivar a leitura e a divulgação da obra do ilustre escritor para um público bastante diverso.

Este esforço gera uma grande expansão da literatura levando aos públicos mais novos toda a maravilhosas histórias narradas, levando as novas gerações todo o valor cultura das obras de Guimarães Rosa.

Criada em 1989, a Semana Roseana é realizada anualmente pelo Museu Casa Guimarães Rosa em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras.
O evento é promovido no mês de julho, atraindo para a cidade de Cordisburgo interessados na extensa programação em homenagem a Guimarães Rosa.

Além disso, a Semana Rosiana tradicionalmente conta com a realização de duas caminhadas: a Caminhada Literária Urbana, que percorre espaços no núcleo urbano de Cordisburgo, como a antiga Estação Ferroviária, a Capela de São José, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o próprio Museu; e a Caminhada Eco-Literária que percorre um itinerário rural.

Conclusão

Ter a oportunidade de entender melhor como uma das mentes mais brilhantes da literatura brasileira do século XX é realmente uma experiência em tanto e caso esteja viajando para Minas Gerais é super válido dar uma passada em Cordisburgo.

Tags e referências:

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

A curiosa Serra do Cipó

A curiosa Serra do Cipó

Restaurante Chalezinho em Gonçalves-MG

Restaurante Chalezinho em Gonçalves-MG

Os melhores chocolates artesanais da Serra da Mantiqueira

Os melhores chocolates artesanais da Serra da Mantiqueira