Turismo Mineiro - 04/01/2021 - 17:43

Mar de Minas - O Lago de Furnas

Mar de Minas - O Lago de Furnas

Sim, Minas Gerais não tem uma costa mas não impede de ter seu próprio mar, e com certeza não deixa a desejar em nada para o propriamente dito mar.

Mar de Minas é a forma amorosa que nós mineiros chamamos e como ficou conhecido a imensidão do Lago de Furnas, o maior lago em extensão de Minas e sendo um dos maiores lagos artificiais do mundo!

#Um pouco da história

Criado na década de 1960 para gerar energia à hidrelétrica de Furnas, no entanto, não se trata de um simples lago, se fosse não haveria razão de ser conhecido como Mar de Minas, ele é tão grande que banha diversas cidades e regiões.

Navegar pelas águas do Lago de Furnas é o ponto de partida de quase todo turista que visita Capitólio e vale cada minuto do passeio, sendo uma das maiores atrações da região de Capitólio, o lago é cercado por uma linda paisagem formada por cachoeiras e cânions que dão ainda mais beleza ao lugar. 

É uma imensidão de águas, com paisagens espetaculares, muitas trilhas, essencial para qualquer aventureiro com uma queda para um ecoturismo, que formam uma das regiões mais bonitas e desejadas pelos turistas em terras mineiras. 

#Até onde ele se alonga

As principais atrações do Lago de Furnas são os Canyons de Capitólio — com duas lindas cachoeiras que podem ser vistas também do alto do mirante —, a Cachoeira Lagoa Azul, a Cachoeira Cascatinha, a Cachoeirinha da Ilha e o Vale dos Tucanos. Além das atrações naturais, no Lago de Furnas há também bares flutuantes e restaurantes que fazem a festa dos turistas e servem de apoio nos dias de passeio.

Para conhecer o Lago de Furnas, vale contratar um passeio de lancha ou chalana. Os tours — com saída da Ponte do Rio Turvo ou do bairro Escarpas do Lago — no geral são de quatro ou oito horas. 
Quanto mais você se prolonga no local, mais você poderá conhecer e aproveitar! Os preços dos passeios variam de acordo com o tempo de duração do tour e o tipo de embarcação escolhido. Vale também alugar uma embarcação particular para fazer um roteiro personalizado e curtir do jeitinho que você desejar. 

#Conclusão

Nesse caso, é bom agendar o passeio com antecedência e dar preferência às saídas a partir do Escarpas do Lago, bairro de Capitólio localizado à beira do Lago de Furnas.  É importante dizer que os passeios pelo Lago de Furnas são muito concorridos em dias de feriado prolongado, quando a cidade lota de turistas. 

Tags e referências:

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

A curiosa Serra do Cipó

A curiosa Serra do Cipó

Restaurante Chalezinho em Gonçalves-MG

Restaurante Chalezinho em Gonçalves-MG

Os melhores chocolates artesanais da Serra da Mantiqueira

Os melhores chocolates artesanais da Serra da Mantiqueira