Turismo Mineiro - 08/09/2020 - 16:36

Lugares mal assombrados em Minas Gerais

Lugares mal assombrados em Minas Gerais

Em várias cidades do país existem histórias estranhas e misteriosas. E obviamente Minas Gerais não ficaria de fora.

Então se você quer colocar esses lugares no roteiro de sua próxima viagem ou apenas saber da sua existência, acompanhe as próximas histórias.

1# Hospital Colônia Barbacena – Barbacena

O lugar foi criado pelo governo estadual, em 1903, para oferecer assistência aos alienados. Milhares de vítimas travestidas de pacientes psiquiátricos morreram de fome, frio, diarreia, pneumonia, maus-tratos, abandono e tortura.

Eram enviados para lá homossexuais, militantes políticos, mães solteiras, alcoolistas, mendigos, pessoas sem documentos e todos os tipos de indesejados, inclusive, doentes mentais.

Em média, 16 pessoas morriam por dia e seus corpos eram vendidos ou decompostos em ácido para viabilizar o comércio das ossadas. Nos anos 80, após a reforma antimanicomial o local passou a abrigar apenas 160 pacientes.

Pacientes e funcionários da instituição dizem ouvir choro, gritos e pancadas nas paredes de celas vazias em uma ala desativada há muitos anos.

2# Cachoeira Assombrada - Aiuruoca

Na época do ciclo da mineração Ciclo do Ouro, a região era rica em minérios. Lá havia uma fazenda com colonos e escravos que ali trabalhavam garimpando ouros e outras pedras preciosas.

Dizem que muitos escravos eram maltratados ou mortos ali quando havia confronto entre eles (colonos e escravos).

E apesar de muitos anos depois, à cachoeira apresenta aparições, barulhos de pás e enxadas, vozes, empurrões e toques repentinos nos turistas, banhistas e moradores da região.

3# Fantasmas por Belo Horizonte:

Maria Papuda: Antiga moradora do povoado, ela sofria de bócio – aumento da tireoide – e foi expulsa de seu casebre há mais de 120 anos. Ela assombra a Avenida Afonso Pena, próximo à Rua da Bahia. Amaldiçoando a cidade que destruiu os pertences e calou a voz de seus moradores originais, Maria Papuda caminha pelo Centro da capital e seu lamento é ouvido durante a madrugada.

Fantasma do Palácio da Liberdade: Outra mulher papuda amaldiçoa os governadores do estado e mora no Palácio da Liberdade. Reza a lenda que o governador que vê a Maria Papuda morre. A história deste espírito ganhou força porque dois chefes do executivo de Minas (João Pinheiro e Raul Soares) morreram dentro do prédio.
 
Fantasma da Serra: Nas noites de junho, à meia-noite e meia, um homem de chapéu coco é visto na Rua do Ouro, no bairro Serra. Vestido como um antigo funcionário público de Ouro Preto, ele não diz nada.
 
Moça Fantasma: Nas ruas da Savassi, um forte cheiro de dama da noite e jasmim toma conta do espaço quando ela está por perto. A Moça Fantasma, descrita pelo poeta Carlos Drummond de Andrade como “branca, longa e fria”, desce a Serra do Curral e vai para a Savassi atrás de um amor que perdeu. Ela nunca passa da Rua Ceará e, no primeiro raio de sol, desaparece.
 
Avantesma da Lagoinha: é uma figura monstruosa que descarrilhava bondes em Belo Horizonte e soltava uma risada malévola. Hoje, é visto pelos motoristas de ônibus que cruzam o Complexo da Lagoinha.

4# Mina de ouro – Mariana:

Em 1936, uma inundação subterrânea matou 17 pessoas que trabalhavam em uma das maiores minas de ouro do Brasil.

Atualmente é aberta ao turismo, mas as pessoas podem entrar só até um pedaço. Os visitantes dizem ouvir barulhos de sinos e correntes mesmo com a mina vazia.

Há relatos de que o espírito do Capitão Jack aparece nos corredores subterrâneos. Vestido de branco, ele cavalgaria pela mina, disparando faíscas e luzes prateadas. Na ganância por encontrar mais ouro, Jack teria sido morto durante uma explosão para abertura de mais túneis.

Fontes: Super Interessante/ G1 / Jeguiando / Sombrio e Sobrenatural/ Aventuras na historia.
Tags e referências:

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?

Os 10 melhores restaurantes de Minas Gerais

Os 10 melhores restaurantes de Minas Gerais

Comidas típicas de Minas Gerais

Comidas típicas de Minas Gerais