Doces Mineiros Comidas Mineiras - 21/04/2019 - 22:51

De Minas Para O Mundo: Compotas

De Minas Para O Mundo: Compotas

Minas Gerais é um estado brasileiro cheio de maravilhas: desde as deslumbrantes cidades, cachoeiras, igrejas e suas belas paisagens até sua culinária. A culinária mineira ganhou o mundo com suas receitas típicas da roça e repletas de tradição!

E hoje falaremos de um doce bem antigo, mas extremamente apreciado até os dias de hoje: As famosas compotas!

A História

Compotas são frutas cozidas e depois mantidas em vidros em conserva. A origem deste doce é bem  antiga e vem da época em que as estações do ano eram bem definidas.

As compotas foram uma alternativa para conservar as frutas do verão durante o ano todo.

As frutas mais comuns usadas para fazer compotas são: Laranja, mamão, goiaba, figos, manga, pêssego…e Minas Gerais é famoso justamente por ter as compotas como alguns de seus doces mais populares.

Este doce além de delicioso é uma opção super saudável de sobremesa! Pode ser servido sozinho ou como acompanhamento com iogurtes.

Algumas de suas versões também pode ser servida no café da manhã para acompanhar torradas.

Vamos ensinar uma receita simples de compota, feita tradicionalmente com gosto da roça!

Ingredientes

1 Kg de laranjas

2 Lts de água

1 Kg de Açúcar

Canela em Pau

Cravos

01X Colher de Bicarbonato de Sódio

Modo de Fazer

Lave bem as laranjas em água corrente e leve para ferver somente com água. (Use água o suficiente para cobrir as laranjas). Junte as laranjas e a água uma colher de bicarbonato de sódio, (para retirar o amargor que a casca da laranja poderá soltar). Deixe ferver por mais ou menos 30 minutos.

Em outra panela faça uma calda com o açúcar e os demais ingredientes (água e açúcar), deixando ferver por 05 minutos. Após isso coloque as laranjas para acabar de cozinhar nesta calda em fogo baixo. Junte a canela em pau e os cravos, mexa bem. Deixe cozinhar até reduzir a calda e as laranjas ficarem bem macias. Retire do fogo espere esfriar e leve a geladeira em uma compoteira.

A receita dura 15 dias se conservada em geladeira.

E então gostou da receita? Quer ter o melhor de Minas em sua casa todos os meses? Faça parte do nosso clube de assinaturas!

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Causo da Luz do Padre

Causo da Luz do Padre

Top 8 Frutas Nativas Mineiras

Top 8 Frutas Nativas Mineiras

Personalidade Chico Xavier

Personalidade Chico Xavier