Cidades Mineiras - 23/05/2019 - 21:19

Conceição do Ibitipoca - Cidade mais Paz & Amor de Minas Gerais

Conceição do Ibitipoca - Cidade mais Paz & Amor de Minas Gerais

Já parou para pensar como é a vida em uma pequena vila mineira, então é possível sentir isso na pele na cidadezinha aconchegante de Conceição de Ibitipoca, a cidade mais paz & amor de Minas Gerais.

Esta pequena cidade está localizada no distrito do município mineiro de Lima Duarte, bem no interior do estado deixando toda aquele ar de cidade para trás, e apenas restando a vista do viajante belas paisagens regradas por maravilhosas cachoeiras e poderosas montanhas.

A cidadezinha de Conceição apesar de seu tamanho tendo aproximadamente mil habitantes esconde grandes surpresas para qualquer pessoa que tenha atenção aos detalhes e goste de um excelente ambiente regado boa música e bebidas.

Um pouco da história

Na região durante o ápice da Corrida do Ouro na região vivia algo em torno de cinco mil pessoas que usavam aquele ponto como um entreposto para comercialização e transporte, quando foi encontrado ouro na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, ocorreu um grande êxodo da região deixando para trás apenas algumas poucas pessoas no local que aos poucos criaram um vilarejo.

Durante  o século XVIII, a região começou a ser muito utilizada como um posto de passagem da famosa rota de contrabando de ouro por toda Minas Gerais, agora o que outrora era um punhado de pessoas que haviam ficado pelo caminho durante o primeiro êxodo, formava-se uma pequena cidade que tinha como como principal fonte de renda suprir a rota, gerando algum comércio e subsistência para os moradores da região.

No século XIX com a diminuição da abundância que ouro e metais preciosos trouxeram para toda a Minas Gerais, a rota de contrabando se tornou obsoleta e o fluxo de pessoas escassa o que levou ao entreposto da Conceição de Ibitipoca pouco a pouco enfrentar outro êxodo que dessa vez iria ser permanente, restando apenas um punhado de casebres antigos em cada encosta da montanha e uma pequena igreja em seu centro sinalizando outrora movimentado centro da cidade.

Desde desse período a pequena vila nunca mais recebeu nenhum fluxo de visitas anormal, o que com o tempo contribuiu para que fosse literalmente esquecida pelo tempo, ficando apenas os descendentes mais diretos dos antigo moradores da cidade.

Atualmente

Nos dias atuais a pequena Conceição do Ibitipoca sobrevive praticamente da agricultura e pecuária de subsistência, e nas épocas “quentes” do turismo costuma receber pessoas que buscam paz e tranquilidade em suas belas vistas. 

Um dos fortes da pequena cidadezinha é a sua música que pode ser ouvida em diversos bares que ficam espalhados por toda esquina praticamente, sempre servindo boa bebida e com algum abençoado dedilhando uma viola, encantado a todos em sua volta.

E por falar de bebidas Ibitipoca por tradição possui e desenvolveu ao longo dos anos as famosas ibiti-cachaça e ibiti-cerveja, podendo ser encontrada em todos lugares se tornando uma bebida comum para todos os populares e pouco a pouco tem ganhado o gosto popular.

E assim finalizamos mais uma postagem que leva um pouco mais de conhecimento sobre as cidades pouco divulgadas e conhecidas de Minas Gerais, caso tenha curiosidade de acompanhar todas as nossas postagens relacionadas a cidades e em cada artigo mais um pouco da história mineira fique atento em nosso blog.

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Cervejas Artesanais - Kölsh

Cervejas Artesanais - Kölsh

De Minas para o Mundo: Torresmo Mineiro

De Minas para o Mundo: Torresmo Mineiro