Comidas Mineiras - 19/09/2020 - 10:06

Comidas típicas de Minas Gerais

Comidas típicas de Minas Gerais

Minas Gerais é um estado conhecido por sua bela natureza, suas cidades históricas e por sua culinária que reúne tradição, simplicidade e sabor caseiro fruto dos povos que habitaram o território na época do ciclo de ouro.

A culinária mineira traz elementos que apontam para a diversidade local iniciada, unindo ingredientes dos portugueses, africanos e dos nativos indígenas que se alimentavam de produtos cultivados em casa como a mandioca, feijão, milho, verduras, frango e porco. E ao longo do tempo, enraizaram uma cultura gastronômica única e que valorizava o regionalismo.

Conheça alguns dos pratos típicos de Minas Gerais a seguir:

1# Frango com Quiabo

Muitos amam alguns não, mas pode ser considerada a paixão de muitos mineiros, o frango com quiabo é um prato de origem africana e portuguesa, mas chegou à mesa brasileira por influência dos índios. Na receita mineira, o frango é cozido com especiarias, cheiro verde picadinho e quiabo servido com angu de fubá.

2# Bambá de Couve

Leva poucos ingredientes e é fácil de preparar. Um prato de origem de Ouro Preto, nascido na senzala, aonde um mingau de fubá salgado é enriquecido com carnes, desta maneira surgindo este tão aclamado prato típico miniero o  bambá de couve.?

3# Feijão Tropeiro

Surgiu na época do ciclo do ouro no período colonial quando as mercadorias eram levadas por tropas de cavalos pelos comerciantes, chamados de tropeiros. Esses homens se alimentavam de feijão misturado com farinha de mandioca, torresmo e ovos refogados na cebola, alho e outros temperos. Daí surge o nome feijão tropeiro, uma referência aos membros das tropas.

3# Ora-pro-nóbis

Pouco conhecido fora de Minas, é habitual comê-las refogadas ou cruas. Na maioria das vezes, elas acompanham os pratos principais. Alguns preparos famosos são: Frango com ora-pro-nóbis, Pão de ora-pro-nóbis, Picadinho de Ora-pro-nóbis com jiló, e a flor, que tem um sabor adocicado, pode ser usada em saladas.

5# Tutu de Feijão

É o feijão cozido e engrossado com farinha de mandioca, levando carnes como calabresa e bacon, e em muitos vão ovos também. Simples, mas muito saborosa, o prato é de origem africana e é famosa em algumas cidades brasileiras.

6# Ambrosia

É uma sobremesa de receita simples, com a base sendo de leite, ovos e açúcar, com textura cheia de gruminhos. É bem presente em Minas Gerais, mas a receita varia de acordo com cada região, estado e país.

7# Vaca Atolada

É feita com mandioca, carne de boi e é frequente na casa dos mineiros quando o friozinho de Outono/Inverno aparece. A origem do nome é porque a carne fica imersa em meio à mandioca.

8# Pão de Queijo

Começou com a abundância de dois ingredientes. Não existia farinha de trigo no estado, mas tinha muito polvilho. Minas Gerais também tinha excedente de queijo, produzido nas fazendas. Antigamente era feito só para ocasiões especiais, já hoje em dia é um dos principais acompanhamentos do cafezinho mineiro e de outros estados, ganhando também diversas combinações e recheios, como linguiça, bacon, carne de porco, queijo e doce de leite.

Conclusão

Já experimentou alguma dessas iguarias mineiras? Ou já adaptou a receita original para o seu estado? Conta aí nos comentários qual é o seu prato preferido quando vem pra Minas.

Fonte: Wikipédia/ Dlurdes/ Saber Hortifruti / Casa e Jardim/ G1
Tags e referências:

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?

Porque as geleias mineiras são mais saudáveis?

Os 10 melhores restaurantes de Minas Gerais

Os 10 melhores restaurantes de Minas Gerais

Comidas típicas de Minas Gerais

Comidas típicas de Minas Gerais