Minas Gerais Cervejas Artesanais - 08/06/2019 - 16:26

Cervejas Artesanais - Kölsh

Cervejas Artesanais - Kölsh

Com a ascensão do mercado de cervejas artesanais diversos tipos de cervejas até antes desconhecidas pelos brasileiros surgiram e caíram no gosto popular, entre elas as já citadas aqui: American Pale Ale, Indian Pale Ale, Witbier, Bock, Pilsen, entre outras. Além de serem extremamente saborosas, cada uma cria uma sinergia única com diversos tipos de pratos, se tornando muitas vezes ingrediente principal de uma receita.

Hoje iremos falar sobre um estilo de cerveja artesanal muito popular na Alemanha, mas que há algum tempo ganhou merecido reconhecimento e espaço no Brasil, as cervejas do tipo kölsh.

A História

Esta cerveja teve sua origem na Alemanha, em uma cidade de mesmo nome por volta de  1800, lá popularmente conhecida como “Cerveja de Colônia”. Este estilo de cerveja foi criado basicamente para “combater” invasão das cervejas do tipo “Lager”, que tinham a  baixa fermentação e um tom mais claro como característica que eram muito comum na época.

Características Gerais das Cervejas do tipo Kölsh

As cervejas do tipo Kölsh são extremamente refrescantes, limpas, e suaves. Pode conter notas suaves de frutas e lúpulos.

Aroma: As cervejas do tipo Kölsh possuem um leve aroma levemente doce, mais para o frutado, o que pode ser resultante da própria fermentação, (pode  conter aroma de maçãs, pêras ou ou cerejas). Opcionalmente  pode conter também notas herbais ou lúpulos florais.

Sabor: Uma cerveja  de sabor extremamente leve, com presença suave de notas de malte, que tende a ser granulado doce, lembrando muito pão-de-mel. 
Sabor  de lúpulo variável de baixo a moderadamente alto.

Aparência: Varia do dourado ao dourado claro com espuma branca e permanente.

Dicas de Combinações

Por serem extremamente leves e refrescantes as cervejas do tipo Kölsh possuem diversos tipos de combinações, em sua maioria são frutos do mar e pratos leves envolvam folhas.

Veja algumas delas:

Bolinho de Bacalhau, Lula frita, massas com frutos do mar, Risotos de frutos do mar, Saladas em Geral (especialmente saladas de folhas verdes com temperos suaves), omeletes, ovos mexidos, sopas ou caldos, milho verde.

Sirva sua cerveja Kölsh em um copo alto e fino, conhecido popularmente como Stange.

E então já conhecia este estilo de cerveja artesanal? Quer experimentar esta e outras deliciosas cervejas artesanais? Faça parte do nosso clube de assinaturas!

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Cervejas Artesanais - Kölsh

Cervejas Artesanais - Kölsh

De Minas para o Mundo: Torresmo Mineiro

De Minas para o Mundo: Torresmo Mineiro