Minas Gerais é um estado cercado de belezas naturais, pontos turísticos e uma rica cultura. Porém por todo estado, especialmente nas áreas mais afastadas “do campo” temos muitos mistérios e causos assustadores.
A Quaresma é um período de quarenta dias que compreende a Quarta feira de Cinzas até a Sexta Feira da Paixão de Cristo, sendo para os mais religiosos um período de reflexão, jejum e orações, uma época que antecede as festas da Páscoa.
Relatos Luzinha da Quaresma
"Os mais antigos costumavam nesta época do ano cumprir penitências como por exemplo: não comer carne ou se privar de festas ou divertimentos do tipo, além de muitas orações e o aumento da frequência dos fiéis nas missas.
Nesta mesma época, no interior de Minas Gerais é que começa o nosso causo, A Luzinha da Quaresma. Trata-se de uma “Luz” extremamente brilhante que aparece no céu em noites escuras.
Há quem diga que esta pequena luz começa pequena e pode crescer, tornando-se cada vez maior, aparentando ser uma bola de fogo e perseguir as pessoas, especialmente as que não levam a sério os costumes da Quaresma.
Não existem relatos de pessoas que foram atingidos pela grande “bola de fogo” e sobreviveu para contar esta história.
Outros dizem que quem ousa enfrentá-la vê a “Luzinha” transformando-se em uma mulher toda de branco, que vaga pedindo ajuda, e se caso a ajuda for negada, a pessoa será assombrada pelo resto da vida pelo espírito da tal mulher.
Portanto, os mais velhos sempre diziam que para escapar da visão e ataques da Luzinha da Quaresma era necessário sempre seguir a risca os jejuns e orações do período."
Então já sabe né? Caso resolva passar o período da Quaresma em Minas Gerais tome muito cuidado para não ter que enfrentar a Luzinha da Quaresma.
Faça parte do nosso clube de assinaturas e tenha todo mês o melhor de Minas Gerais na sua casa!