Bebidas Mineiras Minas Gerais Produção Caseira - 09/09/2019 - 11:14

Café Mineiro - uma benção para saúde

Café Mineiro - uma benção para saúde

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre o famoso internacionalmente sobre o café mineiro e suas qualidades para o bem estar.

Reza a lenda que se você for até a casa de um mineiro sempre vai haver um café fresquinho esperando em sua mesa e com certeza muito bem acompanhado por quitutes mineiros, mas o que realmente chama a atenção internacional e nacional gerando assim cifras gigantescas na economia do estado são as características que ajudam o bem estar de quem consome.

A composição química do café é complexa, principalmente após a sua torrefação onde compostos originais do grão são degradados e novos compostos são formados a presença de substâncias nutritiva, bioativas além de sabor e aroma.

Por incrível que pareça o café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína, que é o componente mais conhecido do café, geralmente é associado a uma melhora no estado de alerta, capacidade de aprendizado e resistência adicional.

Melhorando a memória e a saúde.

Mas além da cafeína o consumo da bebida também possui propriedades antioxidantes, que nada mais é um componente que ajuda a evitar inflamações no corpo humano, portanto reduzindo o risco de doenças o que beneficia o nossa saúde e bem estar.

Uma pesquisa realizada na Universidade Johns Hopkins (EUA) concluiu que duas xícaras de café por dia podem ajudar e fortalecer as ligações cerebrais relacionadas à memória, mas não a recuperar a memória.

Café - Parceiro dos Motoristas

Nossos motoristas também se beneficiam das qualidades do café já que melhoram o estado de alerta, evitam acidentes e como consequência salvam vidas nas estradas pelo mundo.

Café contra o Suicídio

Uma pesquisa associou o consumo do café com a redução de cerca de 50% do risco de suicídio em homens e mulheres. Os cientistas envolvidos no projeto são da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard (EUA). Foram analisados dados de três grandes pesquisas feitas nos Estados Unidos entre 1988 e 2008.

Entre os mais de 200 mil participantes estavam consumidores de bebidas com e sem cafeína. As informações revelaram que as chances de suicídio caem pela metade entre adultos que consomem entre duas e quatro xícaras de café diariamente. Isso acontece porque o café estimula o sistema nervoso central e age como um antidepressivo ao aumentar a produção de neurotransmissores no cérebro, como serotonina, dopamina e noradrenalina.

Bebendo com Moderação

Claro que além dessas qualidades existem muitas outras vantagens para quem bebe café, no entanto o consumo exagerado pode causar diversos problemas como nervosismo, insônia e até alteração do ritmo cardíaco.

Mas com o consumo correto e moderado o café mineiro é um dos remédios mais gostosos do mundo. Ficou com vontade de experimentar o café mineiro?

Venha conhecer o clube de assinatura Minaslovers e receba no conforto de seu lar.

Tags e referências:

Café Mineiro

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Personalidade Mineira - Dona Beja

Personalidade Mineira - Dona Beja

O Causo do Hospital Colônia - Maior Hospício do Brasil

O Causo do Hospital Colônia - Maior Hospício do Brasil

Conceição do Mato Dentro - Tradição Artesanal Mineira

Conceição do Mato Dentro - Tradição Artesanal Mineira