Minas Gerais História Mineira - 15/05/2019 - 23:40

A Histórica Cidade De São João Del Rei

A Histórica Cidade De São João Del Rei

Em nosso blog já apresentamos a você, caro leitor dicas de turismo para feriados específicos, locais para ecoturismo, pontos históricos e muito mais, mostrando sempre o que Minas Gerais pode oferecer de melhor. E hoje falaremos de uma cidade que possui uma incrível história, ruas de pedra, casarões e igrejas antigas: São João Del Rei.

A História

A cidade de São João Del Rei foi fundada por bandeirantes paulistas por volta de 1700, na mesma época,  era Comarca do Rio das Mortes.Porém começou como uma pequena vila. Como a pecuária, a agricultura e a extração de ouro eram atividades comuns no local não demorou muito e em 1838 São João Del Rei foi elevada à categoria de cidade. 

O Rio das Mortes

Em São João Del Rei há um rio que corta a cidade e leva este nome pois fez parte do cenário da Guerra dos Emboabas. Lá haviam fortificações que serviam de esconderijo aos paulistas. 
As margens do rio também foram palco para um episódio chamado historicamente de  “Capão da Traição”, quando diversos bandeirantes paulistas morreram em uma chacina promovida pelos portugueses.

Embora esta guerra tenha provocado muitas mortes, o rio não tem este nome somente por este motivo. Dizem que muitos morreram na tentativa de atravessá-lo a nado para não pagar o pedágio estipulado por Portugal na época.

Um pequeno Causo

Na cidade de São João Del Rei é famoso um causo que conta que as imediações onde passa o Rio das Mortes é mal assombrado,devido às pessoas que morreram no local (seja por conflitos ou tentando escapar dos pedágios pagos a Portugal).
 
As aparições de fantasmas durante as noites são comuns. Moradores do local também afirmam ouvir gritos de ajuda, de pessoas supostamente se afogando neste rio. Há quem tenha parado para ajudar, pensando ser uma pessoa que acidentalmente caiu, e nada encontrou no local.Também há testemunhos de pessoas que pararam para ajudar mas na verdade foram surpreendidos por aparições e caíram no rio, de onde não conseguiram sair. 

Então já sabe quando for visitar São João Del Rei, passe longe do Rio das Mortes.

Pontos Turísticos

Já próximo a estação rodoviária  da cidade você é surpreendido pelo Museu Ferroviário, que conta a história dos trilhos, vagões e trens antigos. Vale a pena conhecer esta parte da história e como a locomoção por meio de trens ajudou no crescimento da cidade.

Seguindo na direção do Museu Ferroviário há a famosa e histórica Igreja de São Francisco de Assis, projetada originalmente em 1774. 

Na Avenida principal de São João Del Rei há um córrego e é por lá que passa a Ponte de Pedra, um dos principais cartões postais da cidade. Ao cruzar a ponte você verá a Igreja Nossa Senhora do Rosário, e em frente a esta Igreja está o Solar das Neves, um casarão em estilo colonial que pertenceu a família de Tancredo Neves.

São João Del Rei é um local perfeito para quem gosta de artes sacras. Lá os sineiros (pessoas que tocam os sinos das igrejas) são pessoas de extrema importância em sua tradição.

Em suas charmosas ruas de pedra, além dos casarões outras belas igrejas, museus e mercados com a arquitetura original da época há também o Teatro Municipal.
A produção de peças artesanais em estanho é de exclusividade da cidade de São João Del Rei.

Para quem gosta de ecoturismo tem que visitar a  Serra do Lenheiro. Um local perfeito para trilhas. Quem passa por lá também pode ver pinturas rupestres com mais de 6 mil anos!

Conclusão

E então o que achou da histórica Cidade de São João Del Rei? Em sua próxima viagem de férias faça uma visita aos pontos históricos, conheça mais das suas belas igrejas e não se aproxime muito do Rio da Morte.

Quer ter o melhor de Minas Gerais todos os meses em sua casa? Faça parte do nosso clube de assinaturas!

Este artigo teve como referência os seguintes links:
https://www.360meridianos.com/dica/sao-joao-del-rei-roteiro-turismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_das_Mortes_(Minas_Gerais)
https://www.infoescola.com/minas-gerais/sao-joao-del-rei/

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Personalidades Mineiras: Juscelino Kubitschek

Cervejas Artesanais - Kölsh

Cervejas Artesanais - Kölsh

De Minas para o Mundo: Torresmo Mineiro

De Minas para o Mundo: Torresmo Mineiro