Minas Gerais - 10/04/2018 - 18:50

5 curiosidades sobre Minas Gerais

5 curiosidades sobre Minas Gerais

Minas Gerais é considerada a terra do ouro e das riquezas mas além das riquezas minerais encontradas no local com o tempo foi criado riquezas culinárias e culturais sem precedentes, vamos dar uma olhada em 5 curiosidades que sobre Minas Gerais que poucos conhecem.

1. Pão de Queijo

Vamos começar logo com essa guloseima que caracteriza bem Minas Gerais, ele foi criado graças ao aproveitamento e do incentivo da produção da mandioca, por volta do século XVIII houve a ideia de juntar o polvilho de mandioca com gordura de porco, sal, ovos, manteiga e por fim as raspas de queijo que sobravam das regiões leiteiras de minas, dando origem a maior guloseima mineira sendo consumida até os dias de hoje.

2. Come-quieto

Essa fama de “come-quieto” que os mineiros são conhecidos pelo Brasil a fora, vem do século XVII com a descoberta de ouro e pedras preciosas o que atraiu pessoas de todos os locais, fazendo com que as cidades até então pacatas ficassem movimentadas, mas isso custou um preço para os mineiros que sofreram com a escassez de alimentos durante esse período da extração criando o hábito de aproveitar ao máximo e sem desperdício dos alimentos presentes, aprendendo a armazenar a comida para épocas difíceis.

3. “Uai Sô”

Essa expressão muito características dos mineiros teve sua origem segundo os historiadores no período da Inconfidência Mineira para que seus membros e organizadores se identificassem, despistando assim a polícia portuguesa da época. O significado é União, Amor e Independência.

4. Minas Gerais com Outros Nomes

Você sabia que antes de se chamar Minas Gerais, o estado já teve outros nomes como Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.

5. Culinárias Simples e Maravilhosa

Os quitutes e receitas criadas no estado de minas são considerados os melhores do mundo, pois em séculos anteriores na ausência de energia elétricas, a cozinha era o centro de interação social de todas as casas mineiras, sendo iluminadas por um fogão a lenha e na mesa de madeira rústica sempre existia fartura como bolos, queijos, bebidas, doces e outros guloseimas mineiras.

Você não sabia de alguma destas curiosidades?

Gostaria de receber direto em sua residência o melhor de Minas?

Conheça o clube de assinatura Minaslovers, que leva toda minas até sua casa.

Tags e referências:

Curiosidades

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Você conhece já ouviu falar da Esquina do Enjeitei?

Você conhece já ouviu falar da Esquina do Enjeitei?

Sete Lagoas - A Cidade das Lagoas

Sete Lagoas - A Cidade das Lagoas

Causo Mineiro do Assustador Corpo Seco

Causo Mineiro do Assustador Corpo Seco