Minas Gerais Cidades Mineiras - 28/04/2019 - 00:35

A Histórica Cidade de Diamantina

A Histórica Cidade de Diamantina

Já apresentamos em nosso blog diversas cidades mineiras, famosas por suas paisagens naturais, locais históricos, belíssimas igrejas barrocas, locais famosos por sua culinária e cultura. Mas hoje falaremos de  uma cidade popular pela presença de riquezas em pedras preciosas: Estamos falando de Diamantina.

A História

A cidade de Diamantina fica localizada próximo ao Vale do Jequitinhonha. Foi fundada em 1729. Foi conhecida primeiramente como Arraial do Tejuco e ganhou fama graças a riqueza em Pedras Preciosas que havia no local. Ainda no século XVIII a região foi bem explorada devido a presença de diamantes pela Coroa Portuguesa.

Atualmente

Mesmo após o período de colonização e mineração de diamantes a cidade de Diamantina permanece popular  nos dias de hoje. A Unesco concedeu a Diamantina em 1999 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade é repleta de igrejas ainda do período colonial, tidas como verdadeiros pontos turísticos e históricos. Há também a forte presença de casarões antigos  nas ruas de Diamantina.

Belezas Naturais 

Além das belezas históricas das arquiteturas presentes, também há em Diamantina um paraíso do ecoturismo: A Serra do Espinhaço é um conjunto de montanhas repleta de cachoeiras e grutas, que por muitos anos foi o principal polo de extração de pedras preciosas e ouro. 

Eventos históricos

Diamantina também é popular por eventos históricos, como por exemplo as Vesperatas.
Este evento ocorre normalmente aos sábados entre Abril e Outubro e levam multidões às antigas ruas da cidade, no Largo da Quitanda. Nas varandas dos antigos casarões há a presença de músicos que tocam sambas, boleros e valsas. Sem dúvidas um passeio inesquecível e emocionante.

Em Diamantina também é possível encontrar pousadas com todo o charme rústico da cidade além é claro de restaurantes que oferecem o melhor da comida tipicamente mineira.

Curiosidade

Diamantina é a cidade natal do ex presidente do Brasil Juscelino Kubitschek que teve seu mandato entre 1956 e 1961. A casa que em que ele cresceu foi transformada em um museu que conta toda sua história e trajetória política. 

Conclusão

Na sua próxima viagem de férias visite Diamantina, seus casarões igrejas antigas e suas belas grutas e cachoeiras!

Quer ter o melhor de Minas Gerais em sua casa? Faça parte do nosso clube de assinaturas! 

Este artigo teve como referência os seguintes links:

http://www.cidades.com.br/cidades-do-brasil/estado-minas-gerais/549-diamantina.html
https://www.feriasbrasil.com.br/mg/diamantina/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diamantina

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Conceição do Ibitipoca - Cidade mais Paz & Amor de Minas Gerais

Conceição do Ibitipoca - Cidade mais Paz & Amor de Minas Gerais

De Minas Para O Mundo: Vaca Atolada

De Minas Para O Mundo: Vaca Atolada

O Causo da Moça do Véu Negro

O Causo da Moça do Véu Negro